Centro de Eventos IBC – Instituto Brasileiro do Café

Atualmente é um importante espaço de eventos culturais, comerciais, sociais e religiosos, muito frequentado por moradores de Presidente Prudente e região. Um espaço histórico recuperado e preservado em nossa cidade.

Um grande galpão com mais de 5 mil metros quadrados de construção, reformado para abrigar eventos de grande porte, possui cozinha, banheiros, camarins e área entorno superior a 36 mil metros quadrados com amplo estacionamento.


Decretos do IBC

Decreto que regulamenta o uso do IBC Centro de eventos

Alteração no decreto – 2017

Aleração no decreto – 2020

Tombamento do IBC

 

Telefone: (18) 3226-3399


Informações sobre a História do IBC

O Instituto Brasileiro do Café (IBC) foi criado pelo Governo Federal, na tentativa de valorizar o café e assumir a regulação de preços, após a crise de 1929, que gerou inúmeras desvalorizações ao longo da década de 40 e inicio de 50. Ele consistia em várias edificações espalhadas pelo Brasil, onde ficavam armazenados os grãos de café.

O IBC atuou no país até finais da década de 1980, sendo extinto em 1990. Seu patrimônio foi incorporado pelo Ministério do Planejamento. Assim, os galpões perderam sua função. Alguns foram subutilizados por outros órgãos da administração federal, enquanto que outros, abandonados, entraram em franca decadência, sem qualquer manutenção ou processo de recuperação.

Em Presidente Prudente, o IBC, estava abandonado, até o momento em que a Prefeitura Municipal entrou em negociação junto ao Ministério do Planejamento. Firmou-se , em abril de 2007, o contrato de cessão gratuita via Gerencia Geral do Patrimônio da União, em São Paulo, por um período de 20 anos, visando sua utilização e para instalação do Centro Municipal de Eventos.

O espaço é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura.